COMO PARAR DE FUMAR DEFINITIVAMENTE

Número de pessoas que fumam por país

– Na França, 32% da população fuma (fonte: France 5, fevereiro de 2014).

– Na Austrália, 16% da população fuma (fonte: France 5, fevereiro de 2014).

– Nos Estados Unidos, em 2013, 19% da população com mais de 18 anos fumava (fonte: CDC).

– No Brasil, de acordo com um estudo publicado em maio de 2015 pelo Ministério da Saúde brasileiro, 10,8% dos brasileiros eram fumantes em 2014. O que representa uma queda de 30,7% em relação a 2006. Os homens continuam a fumar mais do que as mulheres. Em 2014, 12,8% dos homens eram fumantes contra 9% de mulheres. Em 1989, o número de fumantes foi de 35,4%.

O Brasil é um dos países do mundo que mais reduziu o seu consumo de tabaco nos últimos anos, as principais razões para essa queda são, em ordem de importância: o aumento do preço do maço de cigarros, leis que proíbem fumar em lugares públicos fechados, campanhas antitabagistas na mídia e restrições à publicidade do tabaco.

A intensidade dos sintomas da abstinência se manifesta conforme o grau de dependência da nicotina. Muito fumantes muitas vezes hesitam em parar de fumar por medo destes sintomas. Os sintomas mais freqüêntes são os seguintes:

– nervosismo, irritabilidade (estresse)

– ansiedade

– distúrbios do sono (insônia…)

– dor de cabeça

– falta de concentração

– fadiga

– aumento do apetite e ganho de peso, sabemos que quando os fumantes param de fumar de forma definitiva, 80% ganham em média 7 quilos, de acordo com vários estudos. Este ganho de peso não está relacionado com uma alimentação monografis de elevado teor calórico para compensar a abstinência, mas sim à modificação da composição da flora intestinal, de acordo com os pesquisadores suíços que publicaram um estudo em agosto de 2013.

– transpiração excessiva

– vertigens

Estes efeitos ocorrem devido à falta de nicotina no organismo e podem ser amenizados através dos seus substitutos.

Para que o paciente consiga abandonar o hábito de fumar é necessário ocupar o dia com outras atividades.

Atividades físicas são altamente recomendadas, seja em uma academia ou caminhadas leves. Fumantes que se exercitam têm mais chances de abandonar o vício do que fumantes sedentários.

Parada gradual

A parada gradual consiste em diminuir o número de cigarros com o passar dos dias ou retardar a hora do primeiro cigarro. Com este método, você tem uma abstinência menor mas muitas vezes é necessário o acompanhamento médico e psicológico.Como parar de fumar?

Ex: caso a pessoa fume 30 cigarros por dia, ela pode reduzir cinco cigarros por dia, assim em sete dias ela finaliza o processo.

Ex²: caso a pessoa fume o seu primeiro cigarro às 9h, ela pode passar a fumá-lo às 11h, no dia seguinte às 13h e assim por diante até que o tempo se esgote.

É recomendável que se marque uma data para ser o seu primeiro dia de ex-fumante.

Leia também: Pare de fumar 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *